sábado, 15 de setembro de 2012

COSPLAY

Brasil: Um país de calor, culinária, moda, danças, novelas, músicas e muita criatividade. Mas onde entra o cosplay nessa história? Acompanhe!
Hoje, o cosplay está em constante crescimento no brasil e, esse post é uma forma de mostrar um pouquinho mais dessa arte para vocês...


O cosplay é a arte de atuar, de se caracterizar e de viver como o personagem. O termo cosplay significa costume play, ou seja, COSTUME- fantasias + PLAY- Atuar exatamente igual ao personagem. Você poderia ser, o Capitão América, a TinkerBell, a Sakura e o que mais você quiser!
Pode parecer apenas um hobby, mas tem muita gente que leva o cosplay a sério, e outros que até trabalham com isso!
Isso surgiu, mais ou menos na década de 70, no Japão, e hoje, apesar de não ser tão comum como lá, já chegou no mundo inteiro, através de feiras de animes e festas de games também. Há boatos, que o verdadeiro início foi quando uma dessas feiras inventou uma promoção: Quem fosse fantasiado, não pagava a entrada.
A essência do cosplay são os animes e mangás japoneses, mas tem muita gente nesse mundão de meu Deus que faz cosplay de tudo que você possa imaginar.


Pesquisa de materiais: Quanto maior for o conhecimento dos diversos tipos de materiais, mais fácil será achar uma solução para o desenvolvimento das peças do cosplay.
Reciclagem:Aproveite os materiais que costumam ir para o lixo (caixas de papelão, pedaços de madeira, garrafas pet, jornal, isopor, etc). Um cosplay bem feito não é sinônimo de um alto investimento e sim de criatividade.
Proporção:Um ponto muito importante num cosplay. Adapte as peças ao seu corpo mantendo a proporção do original. É trabalhoso, mas faz toda a diferença.
Movimentação:
Muitas vezes é preciso fazer adaptações em algumas peças para ter mais liberdade de movimento. Conforme for desenvolvendo seu cosplay teste as articulações.
Fixação de peças:Certifique-se de que todas as partes do cosplay estão bem fixas para não correr o risco de sair desmontando pelo evento ou durante a apresentação.
Detalhes:Quando o personagem possuir um visual simples, mais atenção deve ser dada aos mínimos detalhes.
Experiência:
Converse com outros cosplayers, troquem suas experiências. Cada um desenvolve uma metodologia de trabalho e um pode aprender muito com o outro.
(fonte das dicas: Cosplayers.Net)


Tá Chegando: 

  • AGE - Animação, Games e Entretenimento (Campinas - São Paulo)
  • Akuexpo 2012 (Belém - Pará)
  • Anime Arts 2012 (Sorocaba - São Paulo)
  • Anime Summer Plus (Santos - São Paulo)


Já Passou:

  • Anime Dreams
  • Festa do Cosplay Brasil
  • Anime Xtrem