terça-feira, 16 de julho de 2013

FELIZ SEMANA DO ROCK! #4


Esse é o post final! Não desgruda da tela do PC!


Pulando o chamado “monstro nova-iorquino”, o Hardcore. Apresento-lhe, seu derivado mais conhecido: O Grunge, e uma pequena prévia de sua história, que conhecemos como NIRVANA.
Essa banda foi, simplesmente, a banda que conseguiu tirar o disco Dangerous, de Michael Jackson, do topo das paradas musicais americanas. Com o álbum Nevermind, Nirvana “desbancou” o rei do pop em curto espaço de tempo.
Outro efeito desse sucesso foi a música Smells Like Teen Spirit ter se tornado hino grunge, sucesso mundial e, ser lembrada e cantada por muitos até os dias atuais.
Mas infelizmente o sucesso teve um fim, a morte de seu vocalista, Kurt Cobain, gerou o fim da banda. Mas nem tudo daquela época se foi perdido, Dave Grohl (o baterista), formou o FOO FIGHTERS, dando continuação ao bom e velho grunge.
Do grunge, partimos ao Britpop, tendo OASIS como seu desencadeador. O segundo álbum, denominado (What’s the Story) Morning Glory? De 1995, foi o segundo álbum mais vendido da história da música britânica.
Já no finzinho da década de 90, eclode uma degradação do Britpop: O Rock alternativo, ou, se preferir, o “Novo Rock.”. Seus salvadores, como muitos costumam chamar, foram os STROKES. Seu visual e atitudes típicos de Nova York conquistaram uma multidão, dando continuação à história do rock.
“E assim, marcado principalmente pelo som das bandas de rock alternativo – e pela influência da música eletrônica - o rock inaugurou o século XXI.

ÞO Rock No Brasil

Apesar das influências estrangeiras, que não são poucas, temos o famoso jeitinho brasileiro de fazer a nossa história do rock. Aqui, tudo começou com Celly Campello e seu “Estúpido Cupido”, no comecinho da década de 60. Em meados desta mesma década, surge a Jovem Guarda, com letras românticas e ritmo mais acelerado. Evoluindo para os anos 70, surge o grupo Secos e Molhados, com a ilustre presença de Raul Seixas. Porém, é nos anos 80 que o verdadeiro rock urbano surge. Legião Urbana, Titãs, Ultraje a Rigor, Barão Vermelho, Blitz e Os Paralamas do Sucesso São alguns exemplos dessa “era”. Da década de 1990, o rock nos apresenta bandas como Raimundos, Skank e Pato Fu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você pensa! Comente! #Smack