sábado, 21 de abril de 2012

Como tirar boas fotografias


Há um tempinho tive a idéia desse post, e sabia que iria ajudar muita gente. Então, corri e pedi ajuda para uma pessoa que entende muito do assunto. A Taa, do blog CEREJA ROCKS.
Ela me deu umas dicas, e minha missão agora é postar e explicar cada uma pra vocês!
Fato que vocês vão tirar ótimas fotos se seguirem essas dicas!

1-Aprenda a mexer na câmera (Importante saber o que é abertura do diafragma e velocidade de obturador, isso para fotos tiradas no manual... No automático não precisa)
Abertura, como o nome indica, é o tamanho do orifício pelo qual a luz entra na câmera.
Diafragma da câmera

Velocidade do obturador é o mesmo que o tal “determinado tempo de exposição” e é medida em frações de segundos. Assim como a abertura, a velocidade controla a quantidade de luz que chega ao sensor – sempre com consequências que usamos de forma criativa.
Um exemplo é o congelamento da imagem, quando usamos uma velocidade alta, tudo que está em movimento, parece parar na fotografia. E quando usamos uma velocidade muito baixa, o que está em movimento fica embaçado, assim, dando a impressão de movimento na foto.


Resumindo: Quanto mais tempo você deixar o diafragma aberto, mais luz vai entrar e expor o sensor ou o filme. Se você deixa menos tempo, menos luz entra.
(dicasdefotografia.com.br/chanfotos.wordpress.com)

2-Enquadramento
Tente fugir do básico de colocar o destaque sempre no meio da foto. Ás vezes, deslocar o objeto principal é a melhor saída para deixar a foto mais interessante.

3- Use a regra dos terços
Divida mentalmente a tela em um tabuleiro de jogo da velha. Onde as linhas se cruzarem, você achará os pontos mais interessantes da sua foto. As linhas em si, também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou um horizonte, por exemplo.




4- Componha um cenário
O que adianta uma casa cheirosa se não estiver limpa? É o mesmo com o cenário. Você pode ter todos os instrumentos perfeitos para fotografar, mas se o cenário da foto não for dos melhores, não vai adiantar muita coisa não hein...
Então, mesmo que sua câmera seja das mais simples, se preocupe com o cenário, que você com certeza terá uma fotografia mais que perfeita.

5- Domine o flash (Quando ele é necessário ou não)
Para isso, é preciso também entender a iluminação do cenário... Às vezes usar a luz disponível é a melhor opção.Somente quando o flash é realmente necessário é que devemos nos preocupar com ele. Na dúvida, tire uma foto com flash e outra, exatamente igual, porém sem ele. Na hora da edição, você saberá o que fazer.



6- Fique na altura do seu modelo.
Se a foto é de criança, ajoelhe-se... Fotos tiradas de cima tornam as pessoas achatadas.

7- Use a criatividade
Nada melhor do que uma foto bem estruturada. A criatividade nessas horas contam muitos pontos ao seu favor...

8- Edite suas fotos para ter um melhor resultado
Uma foto, por mais perfeita que seja, sempre tem uma coisa ou outra que não nos agrada. O que fazer nessas horas? Excluir ou editar?
Depende do contexto. De princípio, tente editá-la, corrija todos os itens que não agradam ou, até mesmo aprimore os que já estão bons. Se a edição não funcionar, analise bem a foto e veja se fica melhor sem a edição; Se mesmo isso não der certo, a foto realmente não ficou tão boa quanto deveria, e com isso, terá que excluí-la.
Um ótimo editor de imagem é o PHOTOSCAPE. Uso e recomendo!


Hey! Mais novos aprendizes da fotografia, o post de hoje termina por aqui, mas vocês podem praticar sempre que quiser! Qualquer dúvida, entrem em contato com o blog que eu respondo.






Um comentário:

  1. Amei a postagem flor, mandou muito bem! explicou certinho....Parabéns ;)


    Precisando me chama!


    beijão ;**

    ResponderExcluir

Diga o que você pensa! Comente! #Smack