domingo, 14 de julho de 2013

FELIZ SEMANA DO ROCK! #2

"Hey! Ho! Let's go!"
O que estamos esperando! Vamos a continuação! Fique ligado!

Um dos artistas mais influentes foi Elvis Presley, até hoje intitulado “REI DO ROCK”. Sua voz rouca e sua incrível presença de palco são só mais um mero exemplo da influência negra no rock. Assim como O “rei”, a vida de muitos artistas do rock terminou com o envolvimento das drogas, o que virou uma infeliz “característica” do ritmo.
Já nos anos 60, na década do “Flower Power” (ou seja, o movimento hippie), surge Bob Dylan, o revolucionário e ainda Janis Joplin e Jimi Hendrix. Três importantes nomes do rock. The doors, completa esse time que de rock eram os melhores, e deixaram seus nomes na história por simplesmente falarem sobre o mundo de outro ângulo.
Porém, os anos 70 chagaram, e com ele, tragédias definitivamente descritas pelo destino. Os mesmos ídolos do movimento hippie da década passada, haviam falecido. Hendrix e Janis Joplin em 1970 e, no ano seguinte, Jim Morrison. Assim, fechando o que é conhecido até hoje como “Santíssima Trindade Trágica do Rock.”.
A Inglaterra começou a conquistar seus espaços nesse mundo musical, principalmente pela classe operária. Inclusive, um bairro operário foi o berço de uma das maiores bandas de rock da história, se não a maior: THE BEATLES.
Não só o “Fab Four” (como eram conhecidos), como os Rolling Stones e The Who, surgiram dessa mesma “fornada” de mega astros. E este último deixou bem claro que estavam ali para seres grandes, foi um dos primeiros no ramo da ópera-rock e também á destruir instrumentos no palco (Não esquecendo Hendrix, é claro.).
O ato de quebrar instrumentos no palco é conhecido como potlatch, que é uma prática das sociedades primitivas que consiste na troca ou destruição de bens pelos chefes do clã ou da tribo. O líder afirma com esse gesto sua independência, mostrando maior capacidade de retribuir do que de receber.
O hard rock havia surgido, e com ele, “herdeiros” de Jimi Hendrix como Eric Clapton e Jimmy Page roubaram a cena.
Em meio á tragédias e novos rostos, a década de 70 terminaria com uma conotação negativa ao rock, graças à falta de organização do festival de Altamont, que gerou brigas, e até mortes por conta também do “público imaturo e dominado por impulsos de destruição.” E para terminar essa turbulenta fase do rock: O fim dos Beatles. 

#Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você pensa! Comente! #Smack