sábado, 13 de julho de 2013

FELIZ SEMANA DO ROCK!

Olá meus rockers!

Hoje, para quem não sabe, é dia mundial do rock. Aproveitando a data, lembrei de um trabalho que fiz sobre a história por trás desse ritmo. Achei várias pages na internet e fiquei louca! Resultou em 40 páginas no Word, mas fui resumindo até chegar no que você vai ler logo abaixo e em mais três posts seguidos...
Boa leitura!
História do Rock
Por: Alexandra Cristina


O principal agente desencadeador do rock foi a, então oprimida geração negra que veio para a América como escravos. Seu ritmo e musicalidade gerou o que chamamos de HISTÓRIA DO ROCK.
Antes de falarmos sobre rock, é preciso que saibamos de onde ele surgiu. Pois bem, na década de 50, o resultado entre a fusão negra e a música europeia gerou o BLUES, principal causador da revolução musical na época. Esse ritmo era contido de dança e, principalmente o som forte das guitarras elétricas. Com esses fatores, gerou-se a primeira vertente negra do rock: O rhythm and blues. Dessa vertente, é que mais tarde, sairiam inspirações para grandes clássicos desse estilo musical. Mas ainda faltava algo para uma real consolidação do rock no mundo. Então, O R&B foi anexado a música branca (country and western).
O alvo principal foi o jovem, primeiro nos Estados Unidos, seguindo pela Inglaterra e após, alcançou público mundial. Devido á guerras e a vontade de se expressar em meio ao que acontecia, os jovens começaram a contestar a nação americana, assim sendo chamados de Rebeldes sem Causa.
Na década de 50, O Rock n´Roll passou a ser o ritmo que ditava tendências, não só de estilo, como de comportamento também. Suas letras abordavam carros, garotas e tudo que ia contrapartida ao sentido do blues.
“O rock logo se transformou em muito mais do que um tipo de música: ele se tornou uma maneira de ser, uma ótica da realidade, uma forma de comportamento. O rock ‘é’, e ‘se define’ pelo seu público. Que, por não ser uniforme, por variar individual e coletivamente, exige do rock a mesma diferença.”

#Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você pensa! Comente! #Smack