quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Internet e seus abismos


Oiiii! Sei que fiquei um tempão sem postar, mas não esqueci de vocês! Acontece é que as provas finais estão tirando todo tempo livre que tenho... =(
Mas calma, calma! As férias estão bem perto! 
O assunto de hoje é um tema muito atual e que provavelmente todos se identificarão. Na verdade isso era para ser um trabalho que eu teria que entregar essa semana, mas o tema é realmente interessante, vale dar uma conferida!





O mundo moderno está em constante evolução, seja ela natural ou tecnológica. Estamos sempre criando algo novo, assim como sempre vemos produtos novos no mercado atual. E a grande demanda de produção dos quais chamamos “high tech” faz com que seu preço seja cada vez mais acessível a população, independentemente de sua classe social. Tornando-se acessório indispensável a todos.

As grandes indústrias observam esse aumento no mercado como algo bom e procuram sempre evoluir sua produção tendo em vista mais e mais compradores de suas criações eletrônicas. Esse avanço unido à acessibilidade que temos nos tempos atuais formou uma “nova geração de indivíduos”: os internautas.
Podemos perceber cada vez mais a dependência destes em relação a internet e seus “privilégios” (não que isso seja algo ruim num todo. Sim, é claro que há muita utilidade nesse meio de comunicação) como por exemplo, jovens que deixam de exercer suas tarefas diárias para estar conectados a todo instante. Os motivos são incontáveis, estando os sites de compra, os jogos e as redes sociais no topo da lista.
A dependência surge quando o uso da internet deixa de ser uma fonte de informação e/ou divertimento e passa a ser uma necessidade crônica, a ponto do usuário não conseguir controlar suas atividades e o tempo que passa na frente da tal tela de apenas algumas polegadas. Segundo alguns sites, o dependente de internet apresenta ao menos 5 destes 8 sintomas listados abaixo:


(1) Preocupação excessiva com a Internet (2) Necessidade de aumentar o tempo conectado (on-line) para se satisfazer (3) Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet (4) Apresentar Irritabilidade e/ou depressão (5) Quando o uso da Internet é restringido, apresenta labilidade emocional (Internet como forma de regulação emocional) (6) Permanecer mais conectado (on-line) do que o programado (7) Ter o Trabalho e as relações familiares e sociais em risco pelo uso excessivo (8) Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas conectadas 


Os efeitos da dependência em internet podem ser desde coisas simples, porém não menos importante que outras, como a perda de sono, o descontrole de horários e, em casos mais agravantes, desequilíbrio emocional e afastamento do convívio social.

A dependência, ao contrário do que muitos pensam, não é abordada por uma faixa etária específica. Desde os mais novos até os que já se aposentaram estão constantemente se comunicando e realizando tarefas diante de seu computador, tablet, celular, entre outros. O fato é que atualmente não podemos viver sem essas tecnologias porque é algo de utilidade pública, mas, como tudo em nossa vida, o excesso pode nos causar danos e nos trazer consequências. Por isso, o que devemos fazer é estar sempre atentos ao que fazemos on-line e buscar ajuda caso necessário, seja na família ou, em grupos sociais. A palavra de ordem de todo internauta deve ser autocontrole.

#Smaack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que você pensa! Comente! #Smack